Instalar pacotes .deb no Arch Linux, Manjaro ou Reborn OS

Procurando a maneira mais rápida e simples de instalar pacotes .deb no Arch Linux, Manjaro ou Reborn OS ? Não procure mais! Nosso guia tem todas as respostas que você precisa.

Instalar pacotes .deb no Arch Linux, Manjaro ou Reborn OS
Photo by Sai Kiran Anagani / Unsplash

Introdução 📝

Pode acontecer de você se deparar com um pacote que só "existe" para distros baseadas em Debian, mas você está em um sistema baseado em Arch e precisa desse pacote que não encontrou nos repositórios do Arch nem no AUR, vamos solucionar isso agora!

Arch Linux

Índice 📖

generated with Summaryze DEV

Instalando o Debtap ⚙

Para conseguirmos fazer a instalação de pacotes .deb no Arch linux, vamos precisar de um programa chamado Debtap, que irá pegar o nosso pacote e transformar em instruções PKGBUILD, para que o makepkg possa compilar e/ou obter arquivos necessários para gerar o binário que o pacman irá instalar.
O Debtap está disponível no AUR, para isso, use um gerenciador de pacotes AUR, existem vários, o que eu mais gosto é o yay, mas fique a vontade para escolher outro.
Para instalar o debtap com o yay basta fazer:

yay debtap

Após baixar, precisamos atualizar a base de dados do debtap, vamos rodar:

sudo debtap -u

Convertendo pacotes .deb 🧱

Agora basta chamar o debtap passando o pacote como primeiro parâmetro, nesse exemplo vou utilizar o Microsoft Edge DEV, então baixei o .deb no site oficial, naveguei até a pasta Downloads e rodei o comando:

cd ~/Downloads
debtap microsoft-edge-dev_88.0.673.0-1_amd64.deb

Ao executar, o debtap irá pedir algumas informações como o nome do pacote e a licença, no final o comando irá fazer toda a conversão necessária e criar um novo arquivo com o mesmo nome e com uma extensão.pkg.tar.zst, este é o arquivo que o pacman irá usar para instalar o pacote, basta executarmos:

sudo pacman -U microsoft-edge-dev-88.0.673.0-1-x86_64.pkg.tar.zst

Conclusão 🎯

O seu programa já está totalmente instalado, parabéns!
Curtiu o conteúdo? deixa um like, qualquer dúvida ou sugestão basta comentar.